DICAS SOBRE BRASÍLIA
O formato de avião é real? Acredite se quiser, tem até asas!
Saber que a capital segue uma lógica numérica e geográfica é o ponto de partida para entendê-la. O passo seguinte é decorar que tudo fica em torno de dois eixos principais (como um avião), que formam o corpo do Plano Piloto. A Rodoviária, no Eixo Monumental, é o centro de tudo. A partir dela os endereços ganham números crescentes tanto de norte a sul quanto de leste a oeste. Ela é o marco zero. Basta seguir os pontos cardeais para não se perder!
- Eixão (Eixo Rodoviário) - ligação de norte a sul (as asas do avião).
- Eixo Monumental - ligação de leste a oeste (corpo do avião).
- Leste (sigla L) - a cabine do avião.
- Oeste (sigla W) - a cauda do avião.
Os endereços em Brasília são compostos por siglas e números. Uma informação fundamental está contida em duas letras no final de casa sigla: S e N.
A lógica existe, mas depende de um esforço de memória. É preciso lembrar vários pontos fundamentais para não se perder:
1- Os principais endereços têm numerações que variam de 01 a 16 em dezenas e de 100 a 900 em centenas.
2- O ponto inicial para as dezenas é o Eixo Monumental. Tanto para a Asa Sul quanto para a Asa Norte as quadras recebem endereços crescentes. Sabe o calendário com a.C. e d.C.? É a mesma coisa! As quadras com final 01 são as primeiras (a partir do centro) e as de final 16, as últimas.
3- As centenas são divididas em pares e ímpares. As de começo par (200, 400, 600, 800) estão localizadas do lado Leste (abaixo do Eixão); as ímpares (100, 300, 500, 700 e 900) estão do lado Oeste (acima do Eixão).